Neste post vamos falar sobre o Colírio: Cuidados com o mal uso e como usar corretamente.
Quais os problemas do uso inadequado do colírio?
Os problemas causados pelo uso do colírio estão ligados principalmente ao excesso e ao uso inadequado do medicamento. “Tudo em excesso faz mal” — e isso também se aplica aos colírios.
Esses problemas acontecem porque o colírio tem um alto poder de penetração no organismo, quando não aplicado corretamente.
O líquido corre o risco de entrar no corpo pelo orifício por onde sai a lágrima (ducto lacrimal), infiltrando-se na rinofaringe e na circulação sanguínea, o que faz com que os vasos sanguíneos e as artérias fiquem mais estreitos.
Com isso, além de problemas oftalmológicos, o paciente também pode ter sérias consequências para a sua saúde no geral, como danos cardíacos, por exemplo — especialmente aqueles que já tem histórico de problemas cardiovasculares.
Os problemas causados para a saúde dos olhos vão variar de acordo com o tipo do colírio, resultando desde vermelhidão e irritação contínua até cegueira irreversível.
Confira os problemas que cada colírio pode causar:
- Colírio anti-inflamatório com corticóide: catarata e glaucoma, pois é mais agressivo e tem maior poder de penetração no organismo;
- Colírio antibiótico: infecções nos olhos e perfuração da córnea, pois pode deixar bactérias mais resistentes;
- Colírio vasoconstritor: dependência e catarata, pois age na diminuição da irritação/inflamação nos olhos a partir da diminuição da circulação sanguínea na região;
- Colírio artificial ou lubrificante: conjuntivite alérgica e intoxicação nos olhos, devido à quantidade de conservantes presentes no medicamento;
- Colírio antiglaucomatoso: piora no quadro de pacientes com glaucoma, pois pode aumentar a pressão dos olhos.
Tipos de colírio e para quais casos eles são indicados:
LUBRIFICANTES
Adequados para quem apresenta sintomas da síndrome do olho seco ou irritação e ardor causados por fumaça, poeira, poluentes, calor seco, exposição frequente a ar condicionado, vento, computador etc. Também podem ser utilizados por quem faz uso de lente de contato e sente frequentemente secura nos olhos.
ANTIBIÓTICOS
Receitados para tratamento de infecções provadas por bactérias (conjuntivites bacterianas). A maior parte desses colírios está associada aos anti-inflamatórios, visto que os últimos auxiliam na redução das inflamações e dos desconfortos provenientes delas.
ANTI-INFLAMATÓRIOS
Indicados em situações pós-cirúrgicas, assim como terapêutica de enfermidades oculares como ceratite (inflamação na córnea), conjuntivite viral ou crônica.
ANTIALÉRGICOS
Recomendado para alívio das manifestações sintomáticas de conjuntivite alérgica, tais como: vermelhidão, inchaço, irritação e coceira.
ANESTÉSICOS
Aconselhado como preparatório de procedimentos oftalmológicos, visto que amenizam a sensibilidade ocular e as dores. Porém, é preciso ter cuidado para não se machucar, pois como a substância diminui a sensibilidade, o paciente pode coçar o olho e lesionar a córnea sem perceber.
TRATAMENTO DE GLAUCOMA
Visa atenuar os efeitos e evitar a perda visual causada pelo glaucoma — doença que ocasiona aumento da pressão intraocular e pode provocar danos irreversíveis à visão, podendo levar, inclusive, à cegueira.
Como aplicar corretamente o colírio:
1. Antes de tudo, lave as mãos, pois os olhos são sensíveis a bactérias e você pode obter uma alergia em questão de segundos se cutucá-los com a mão suja. Então, atenção!
2. Confirme a indicação médica, sobre o tipo de colírio e em qual olho deve ser feita a aplicação.
3. Retire a tampa do colírio, evitando encostar na ponta, para que o frasco não seja contaminado com bactérias.
4. DICA IMPORTANTE: Antes de aplicar colírio, puxe a pálpebra inferior para que se forme o espaço adequado para a aplicação do produto.
5. Aplique o produto diretamente nessa abertura inferior, a qual chamamos de saco conjuntival.
6. Agora feche os olhos e deixe o colírio agir por pelo menos um minuto, evitando piscar.
Alguns cuidados na hora da aplicação
- Certifique-se de que o que você está aplicando é realmente o colírio, não é raro vermos casos em que o colírio foi confundido com outros medicamentos não oculares, devido a semelhança dos frascos,..
- Pra quem está em tratamento com mais de um tipo de colírio, é importante esperar de 5 até 10 minutos para que haja o devido efeito de cada um.
- Ficar piscando os olhos depois da aplicação é um problema também, já que isso aumenta a drenagem do canal lacrimal, o que diminui a ação do colírio. Por isso, uma boa dica é comprimir levemente o saco lacrimal, região por onde saem as remelas, por cerca de um minuto.
Viu só, vale a pena a atenção aos detalhes. Afinal, os cuidados com a saúde ocular começam em casa.
Não deixe de fazer consultas periódicas com um especialista, somente ele pode indicar o uso do colírio adequado para o seu problema.
roblox fps unlocker
rbc login
connexus login
patelco login
solara executor
paycor login
roblox fps unlocker
galaxy swapper v2
fluxus executor
0 Comentários