Neste artigo você verá sobre Ceratocone – O que é… sintomas e tratamentos
O que é Ceratocone?
Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.
A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos.
Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência.
O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana e a paquimetria ultrassônica.
Sintomas de Ceratocone:
- A visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto)
- Coceira nos olhos
- Muita sensibilidade à luz/claridade
- Visão dupla
- Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz
- Dor de cabeça
Tratamento de Ceratocone:
O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.
• Óculos: A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença, quando o astigmatismo irregular ainda é baixo e é possível obter uma acuidade visual aceitável.
• Lentes de Contato: A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável que procura proporcionar a melhor acuidade visual, principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea.
• Crosslinking: Consiste na ligação de colágeno de córnea com a riboflavina. É feita a remoção do epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da região central da córnea, de forma a expor a superfície para aplicação de uma solução de riboflavina, que nada mais é que a vitamina B2.
E o resultado deste processo é a criação de mais ligações covalentes no estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.
• Transplante de Córnea: Nos casos de ceratocone que progredirem ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com óculos e lentes de contato, o afinamento da córnea se torna excessivo, ou cicatrizes corneanas resultantes do uso de lentes de contato tornam-se um problema frequente ou exista a presença de leucoma (opacificação corneana) importante, o transplante de córnea se torna necessário.
• Implante de Anel Corneano: Uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea é o implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal). Uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e dois arcos de polimetil metacrilato são introduzidos deslizando os segmentos entre as camadas do estroma em cada lado da pupila antes que a incisão seja fechada.
Os segmentos empurram a curvatura da córnea para fora, aplanando o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural. O procedimento, realizado em uma base ambulatorial com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e potencialmente substituível, uma vez que não envolve a remoção de tecido ocular.
Fases do Ceratocone
Cada fase do ceratocone vai exigir um tratamento diferente, mas, primeiro vamos falar sobre as quatro fases dessa doença:
- Primeira fase: pode ser corrigido com uso de óculos ou lentes de contato;
- Segunda fase: os óculos não conseguem corrigir o problema. Aqui a pessoa tem um astigmatismo mais elevado e ela só vai conseguir uma boa visão se o seu problema for corrigido com lente de contato do tipo rígida;
- Terceira fase: a córnea já possui muitas deformações, é irregular e está bastante comprometida. Nesse caso, a pessoa deve tentar se adaptar com lente gelatinosa por baixo com a finalidade de proteger a córnea. E uma lente rígida por cima, na parte mais externa, que vai efetivamente corrigir o grau;
- Quarta fase: a lente já não para mais no olho ou a córnea torna-se opaca, tornando a visão deficiente. Dessa forma, o tratamento indicado é o transplante de córnea.
Prevenção e cuidados com ceratocone
Segundo o Ministério da Saúde, por se tratar de uma doença hereditária, não existe formas de prevenção para o ceratocone. No entanto, a partir do histórico familiar é possível se atentar e receber orientações médicas antes que a doença apareça, mesmo sem a presença de nenhum sintoma.
O diagnóstico precoce é muito importante. Isso porque indica ao paciente que ele deve tomar alguns cuidados como, por exemplo, não apertar ou coçar os olhos com muita frequência.
Principais recomendações
- Tenha o hábito de visitar seu oftalmologista com consultas de rotina.
- Evite coçar ou apertar os olhos. Esses maus hábitos acabam liberando citocinas inflamatórias, aumentando ainda mais a coceira
- Use colírios lubrificantes. Eles ajudam a diminuir a vontade de coçar os olhos
Esperamos ter ajudado de alguma forma, caso trabalhe na área oftalmológica, confira nossos serviços e produtos.
roblox fps unlocker
rbc login
connexus login
patelco login
solara executor
paycor login
roblox fps unlocker
galaxy swapper v2
fluxus executor
0 Comentários